Perdendo o medo do parto normal:
3 passos importantes para se sentir mais segura e confiante.
Escrito por Angela Borgonovi
em 25 de outubro de 2024
Você está grávida, sua gestação está normal e saudável e, pelo menos por enquanto, não existe uma indicação médica para que o seu bebê nasça através de uma cesárea. Você sabe que o parto normal tem muitos benefícios e por isso escolheu essa opção para trazer seu bebê ao mundo.
E é aí que você se dá conta de um detalhe: você tem medo. Talvez você sinta só um pouquinho de medo ou talvez você tenha pânico só de pensar na possibilidade. Eu entendo bem isso porque já estive nessa situação e também porque já conversei com muitas mulheres sobre esse assunto. Eu sei que, mesmo a mulher mais confiante, pode ainda ter algum tipo de insegurança.
É claro que não poderíamos esperar algo muito diferente vivendo em uma sociedade na qual, de maneira geral, não somos educados sobre o parto e não aprendemos nada sobre o processo até estarmos grávida. Tudo o que temos até então são histórias e imagens negativas contadas e mostradas por pessoas que também não entendem nada de parto. Filmes, novelas, tias, colegas de tias, todos fazendo questão de mostrar “o quão difícil e complicado é um parto normal”. Por isso é tão comum ter medo e se sentir insegura. Mas se é tão comum então não tem problema ter medo, certo? Errado.
O primeiro passo para perder o medo é entender como ele impacta o processo:
O medo é uma emoção primitiva que tem uma função biológica importantíssima: colocar o nosso corpo no modo de “defesa” quando nos deparamos com uma situação perigosa. Nosso corpo (e o dos outros animais também) está programado para alterar o “modo operacional” diante de situações de risco. Chamamos esse “modo operacional” ativado pelo medo de sistema de fuga-ou-luta. Acontece que essa alteração fisiológica tem um impacto muito negativo na forma como o parto normal acontece. Em linhas bem gerais, a ativação do sistema de fuga-ou-luta no momento do parto diz para o corpo que “esse não é um bom momento para colocar um filhote no mundo”. Devido às alterações fisiológicas desencadeadas pelo medo o parto se torna mais longo, mais complicado e, (o pior de todos na minha opinião) mais doloroso do que ele está programado biologicamente para ser. Entender a lógica de como o medo impacta negativamente a fisiologia do parto normal é sem dúvidas o primeiro passo para perder o medo.
Outro passo importante é entender bem o processo de parto normal.
Como eu já mencionei, de maneira geral as pessoas não entendem muito de parto normal. No caso de uma gestante que terá que passar pelo processo, é normal se sentir insegura com algo que ela não entende muito bem (especialmente se esse algo envolve um bebê passando pela sua vagina). Mas acredite, do ponto de vista fisiológico o parto é um processo muito simples (muito mais simples, por exemplo, do que o processo de gestação em si) e quando você realmente entende como o seu corpo funciona e o que ele faz para o seu bebê nascer, você se sente muito mais tranquila, segura e confiante para passar pelo processo.
O terceiro passo é entender que existem muitas opções para te ajudar a lidar melhor com a experiência de parto normal.
Até aqui você já aprendeu que o medo atrapalha o parto e entende um pouco mais sobre o processo de parto em si. Muito provavelmente você já eliminou uma parcela bem grande de medos e inseguranças. Mas talvez você ainda se sinta um pouco (ou talvez muito?) insegura com relação a como vai lidar com a experiência de parto quando ela chegar. E é aí que você descobre que existem várias opções para te ajudar a se manter focada, relaxada, confortável e positiva na hora do parto. E você descobre também que, fazendo isso, você ajuda o parto a progredir de forma mais fisiológica e consequentemente proporciona um nascimento mais suave e gentil para o seu bebê.
Esses foram três passos importantes para que você perca o medo do parto normal e se sinta mais segura e confiante com o processo. Se precisar de ajuda para entender e estruturar melhor a sua jornada de preparação pode contar comigo! Através do Guia Nascer Suave você terá acesso a aulas que lhe ajudarão a se preparar mentalmente para o parto normal, ganhando assim mais confiança e tranquilidade para o momento do nascimento do seu bebê. Será um prazer imenso fazer parte da sua jornada de preparação.
Com amor,
Angela.
Leia também:
Oi, eu sou a Angela!
Sou formada em Ciências Biológicas e mestre em Biomedicina. Em 2018 participei de um treinamento na área de educação pré-natal (associação KGHypnobirthing, Reino Unido) e recebi minha certificação para atuar como instrutora de preparação para o parto. Desde então venho ensinando mulheres sobre a biologia do parto normal e sobre como podem se preparar para o nascimento de seus bebês.
Com a minha formação e experiência dando aulas eu criei, em 2023, um programa online de preparação para o parto- o Guia Nascer suave- através do qual ajudo mulheres a se sentirem menos sobrecarregadas com relação ao que precisam aprender para o parto. Meu programa é composto por aulas fundamentadas em informações de qualidade e com respaldo científico mas ao mesmo tempo objetivas e didáticas. Através das aulas eu ensino gestantes a aprenderem de forma estruturada, a como relaxar mentalmente e físicamente, de forma efetiva, no momento do parto.
De forma bastante objetiva, didática e prática, eu também ajudo gestantes a prepararem seus parceiros para o momento do parto, de forma que eles se sintam mais seguros e confiantes e que consigam dar o melhor suporte prático e emocional para a mulher.